quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CONHEÇA A PIOR DROGA DO MUNDO: KROKODIL


Aviso: Este post contém imagens extremamente fortes sobre as consequências no uso desta droga. Elas podem ser chocantes e desagradáveis para algumas pessoas.
Uma droga barata, que está sendo consumida por um número cada vez maior de pessoas e tem efeitos colaterais bizarros. Essa é a krokodil (que em russo significa crocodilo), uma alternativa ao uso da heroína que está fazendo vítimas por toda a Rússia.

O nome vem de uma das consequências mais comuns ao uso, a pele da pessoa passa a ter um tom esverdeado e cheia de escamas, como a de um crocodilo. Ela é a desomorfina, um opióide 8 a 10 vezes mais potente que a morfina. O problema maior nesta droga russa é a maneira como o produto é feito.

O krokodil é feito a partir da codeína, um analgésico opióide que pode ser comprado em qualquer farmácia russa sem receita médica, assim como acontece com analgésicos mais fracos no Brasil. A pessoa sintetiza a droga em uma cozinha usando produtos como gasolina, solvente, ácido hidroclorídrico, iodo e fósforo vermelho, que é obtido de caixas de fósforo comuns, além dos comprimidos de codeína.

Logicamente nenhum destes ingredientes é ideal e o produto final não é nem um pouco puro, mas o resultado para o usuário é satisfatório. A consequência de se colocar tantos produtos químicos na veia é a irritação da pele, que com pouco tempo passa a ter uma aparência escamosa. A área onde o krokodil é injetado começa a gangrenar, depois a pele começa a cair até expor os músculos e ossos.
Casos de viciados precisando de amputação ou da limpeza de grandes áreas apodrecidas em seus corpos são cada vez mais comuns em salas de emergência dos hospitais daquele país. A dificuldade em se combater o uso desta droga está na pouca ajuda que o governo dá a centros de reabilitação e na grande facilidade na produção, afinal basta uma cozinha e o conhecimento de como se “cozinhar” o produto. Largar o krokodil pode ser uma tarefa extremamente difícil. A desintoxicação é muito lenta e o usuário sente náuseas e dores por até um mês, sendo que conseguir uma nova dose é muito fácil. Sequelas físicas e mentais do uso contínuo do krokodil podem ficar para sempre.
O krokodil pode acabar matando o usuário recorrente em mais ou menos 2 anos e são raros os casos de pessoas que se livraram do vício. A migração deles de uma droga para outra é explicada pelo valor da dose. Cada uso de heroína pode custar na Rússia 150 Dólares (270 Reais), já o krokodil custa em média 8 Dólares (aproximadamente 14 Reais). Um problema na alternativa mais barata é a duração dos efeitos, que são muito menores.
Enquanto os efeitos da heroína podem durar 8 horas, o krokodil dura com sorte 90 minutos. Como produzir a droga leva mais ou menos uma hora, a pessoa passa a viver apenas para produzir e injetar.
No Brasil, a codeína é vendida apenas com receita médica, mas na Rússia o produto é o analgésico mais popular do país. Usada por praticamente a metade da população, ela é responsável por cerca de 25% do lucro de algumas farmácias. Por este motivo a indústria farmacêutica e os empresários do ramo lutam para que o governo não torne a droga restrita à venda com prescrição.
Outros países onde a codeína é vendida sem receita são o Canadá, Israel, Austrália, França e Japão. Neles existe um grande risco do krokodil se tornar uma epidemia como a que atinge atualmente a Rússia. Abaixo você verá dois vídeos mostrando os resultados nefastos do uso desta droga.







Eu poderia terminar este texto dizendo que ninguém deveria usar esta droga sequer uma vez, mas ninguém procura uma alternativa tão tóxica e mortal porque vai usar só uma vez. Usuários de krokodil já estão migrando de outras drogas pois não podem sustentar o próprio vício. O melhor conselho que qualquer pessoa pode lhe dar é para que você jamais experimente nenhuma droga ilegal.

Fonte: Chamada Geral Parnaíba

Blog da Força Tática



5 comentários:

loiraah' disse...

éca...que horror...mesmo com todas essas imagem,todos os exemplos acontecidos por aí,tem muita gente que naum tem cosciência do mal que as drogas causam e o que mais me preoculpa é que a maioria deles são muito jovens ainda, e por consequência de tudo isso muitos deles perdem á vida cedo por conta de drogas,sejam os efeitos e também como acerto de contas,más naum é só eles que estão nessa enrrolada,também a vida de sua família está em jogo...até quando isso vai continuar...que pena,que muitos naum recebem conselhos,até por que se conselho fosse bom, ninguém dava de graça...

karla disse...

meu deus........como as pessoas ainda vendo essa imagens horriveis conseguem se auto-destruir assim?essa é uma atitude que eu realmente nao consigo entender........as pessoas pagam pra morrer com uma vida inteira para viver,capacidade de fazer tantas coisas boas nesse mundo opitam por um caminho desses?que mundo esse?parece as vezes parece até inacreditavel tais situaçaoes,surpreendem sempre mesmo a gente sabendo que é a pura realidade!

jorgeluiz disse...

esta de parabens... temos que abordar certos temas de uma meneira que a população veja a realidade sem mascarar, nua e crua....
mas,a meu ponto de vista, tem explicação detalhadas demais. Os componentes descrito podem ser comprados facilmente,um conhecedor de remedios (balconista de farmacia sabera facilmente os componenetes,principalmente o analgesico)melhor não colocar os ingrediente original, e sim um fectiçio.digo porq tem (muitos debilmentais). E q seria devastador c algo assim começa-se a s vender aqui no brasil. ...
mas esta de parabens pelo trabalho.......

Nostra Face disse...

AI curto maconha não nego fumo de vez em quando mas sinceramente acho uma estupides não so quem usa este tipo de dorga mas em gerel cocaina pedra lança perfume entre outras

não considero maconha droga quand se é pura mas a que vendem por ai nas favelas ou biqueras são drogas tambem

eu Digo e repido aqui para todos que verem o blog ta de parabens em primero lugar apoio as leis ant-drogas entre muitas outras mas é como eu falo sempre para amigos e todos que vivem ao meu redor primero droga o nome ja fala droga quem começa com algo fraco logo perde o efeito e parte para algo mais forte onde se fodem desculpa o portugues claro um amigo uma vez me pergunto por que vc fuma maconha é é contra drogas a resposta foi simples e direta por que vc fuma cigarro e critica a maconha

então gente pelo amor de deus creio que quem le este blog não use drogas mas pessoa a vcs que le que passe a frente a informação não deichem no mundo se desmanchar em desgraça eu vivo sem maconha não vivo sem a vida alegria amor e carinho de resto eu não to nem ai

Desculpa se fui chato abraços a todos

Milene disse...

Gostaria de saber o que passa na vida de uma pessoa que passa usar isso. Uma coisa é ter alguns problemas na vida e ficar triste, mas melhor sentimento é lutar e vencer do que fugir da realidade. Depois tudo piora e colocam a culpa no diabo. mas na verdade nós mesmos colhemos o que plantamos. devemos ficar longe dessas porcarias que nos transformam em objetos inutilizáveis. sinceramente tenho pena dessas pessoas. e espero que como material reutilizável que somos elas voltem a viver normalmente.